Luis Susanibar Napuri - Doctoralia.pe

Homens negligencian ida ao urologista

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) com 5 mil homens revelou que 44% dos entrevistados nunca foram a uma consulta com um urologista nem fazem os exames preventivos.

E preciso fazer o exame a partir dos 45 anos
O levantamento foi feito em seis capitais brasileiras: Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Brasília.

Dados importantes
A pesquisa mostra que 47% dos homens nunca fizeram o exame de toque retal, fundamental para detectar o câncer de próstata. Apenas 23% fazem o exame anualmente, o que demonstra que, de forma geral, o homem cuida mal da saúde.

O câncer de próstata atinge todos os anos no Brasil cerca de 60 mil homens, levando à óbito mais de 10 mil e, por isso, configura entre as doenças mais frequentes nesse público.

Homens acima dos 45 anos devem fazer esse exame assim como medir o hormônio Antígeno Prostático Específico (PSA), para avaliar a saúde da próstata e se há alguma alteração suspeita que indique a doença.

Outros dados
Os dados apontaram ainda que 51% dos entrevistados nunca fizeram exames para medir os níveis de testosterona (hormônio masculino) no sangue e que somente 37% disseram saber o que é a andropausa, período que tem início por volta dos 50 anos de idade e é caracterizado pela redução dos níveis hormonais.

Um fato preocupante é que a incidência de homens que precisam de reposição hormonal vai aumentando à medida que a idade avança. De acordo com a pesquisa, somente 24% dos homens entrevistados sabem que existe o tratamento com reposição hormonal para controlar os níveis de testosterona.

Principais doenças do homemExistem algumas patologias que são mais frequentes entre o público masculino. Entre as principais estão as doenças cardiovasculares, provocadas principalmente pela queda nos níveis de testosterona, e apneia a do sono, que aumentam consideravelmente as chances de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Médicos afirmam que praticar exercícios físicos regularmente e manter uma alimentação saudável ajudam a driblas esses problemas.



Dr. Luis Susaníbar Napurí
Especialista en Urología y Medicina Sexual
Contactos:
http://urologiaperuana.blogspot.com/      
Consultas: 511 3324009  /  Móvil:  511 978481870
Av. Brasil 935. J. María. Av. Nazarenas 695. Surco
www.urologiperuana.com

Entradas más populares de este blog

Manchas blancas en el pene

Historias de la vida real: heridas en el pene

Cáncer de testículo: factores de riesgo